VITAMINA D = SOL

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Estima-se que até 85 por cento das pessoas têm níveis insuficientes de vitamina D e não têm conhecimento disso.

Qual a importância da Vitamina D?

A vitamina D, é sintetizada pelo organismo humano sendo um pré-hormônio. Os tipos comuns são: colecalciferol (D3), de origem animal, e ergocalciferol (D2), de origem vegetal. Comparada a D2, a vitamina D3 é 87 por cento mais eficaz, e é a forma preferida para lidar com níveis insuficientes de vitamina D.

A melhor e mais completa fonte de vitamina D é o sol.

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Segundo o Dr. Lair Ribeiro, deveríamos tomar sol, no mínimo 3 vezes por semana com mais de 40% do corpo exposto por pelo menos 20 minutos, o mais próximo do meio-dia possível, até que a nossa pele ficasse levemente avermelhada (sem queimaduras). E nas próximas 48 horas não deveríamos lavar o corpo todo com sabonete, pois esse é o tempo necessário para maior absorção. Deve-se evitar também banhos muito quentes e demorados.

Seu papel na prevenção de doenças:

De acordo com estudos, os níveis ideais de vitamina D podem reduzir o risco de câncer em até 60 por cento e pode ajudar a prevenir pelo menos 16 outros tipos de câncer, incluindo o de pâncreas, pulmão, ovário, próstata e câncer de pele.
Reduz o risco de outras doenças como o diabetes tipo 2, a inflamação crônica, a degeneração macular (doença no olho que leva a perda da visão) relacionada com a idade e Mal de Alzheimer. Ajuda no combate à infecções como no tratamento da tuberculose, pneumonia, resfriados e gripe.

Quais os principais benefícios de tomar sol?

  • melhora o humor e dá energia, através da liberação de endorfina;
  • melhora a regulação da melatonina e sincronização de seu biorritmo;
  • suprime os sintomas de fibromialgia e esclerose múltipla;
  • trata doenças de pele (incluindo psoríase, vitiligo, dermatite atópica, e esclerodermia) e infecções resistentes a antibióticos;
  • trata a tuberculose, a icterícia neonatal e, possivelmente, leucemia-linfoma de células T do adulto (LLcTA).

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No entanto, é importante notar que após ler esse texto, você NÃO deve sair correndo em direção ao sol como se não houvesse amanhã ~risos~. A quantidade necessária de vitamina D para cada um é individual, pois irá depender da cor da sua pele, sua idade, seu peso, sua localização e o quanto você já esta exposto ao sol diariamente.

Devemos usar protetor solar?

Ao bloquear a produção de vitamina D na pele, os produtos de proteção solar realmente contribuem para o câncer e a promoção de deficiências nutricionais.

Quando perguntado qual protetor solar é o mais seguro, o Environmental Working Group (EWG) disse: “O melhor protetor solar é um chapéu e uma camisa. Sem produtos químicos para absorver pela pele, não há dúvidas se eles funcionam.”

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