PROBIÓTICOS – o que são?

postado em: SAÚDE | 0

10 trilhões, é mais ou menos o número que uma pessoa normal tem de bactérias. Já imaginou? É muito mais do que o número de células do nosso corpo.

Probióticos são microorganismos (bactérias e fungos benéficos para a nossa saúde). Claro, que não são todas as bactérias ou fungos, pois alguns podem provocar algumas doenças.

Então para entender melhor:

Este microorganismos vivos promovem o equilíbrio em seu organismo, já que são beneficiais a saúde do seu hospedeiro.

image
A presença de probióticos no organismo podem atribuir benefícios que têm base científica para fundamentá-los, como:

  • melhorar o quadro de reações alérgicas;
  • regulação dos distúrbios intestinais;
  • prevenir infecções por micro organismos patogênicos;
  • diminui a absorção de toxinas;
  • reequilíbrio da flora intestinal;
  • bem estar;

Alguns estudos apontam que esses microorganismos podem ser utilizados em terapia e que populações que se alimentam com alimentos fermentados vivem mais.

Terapia com probióticos: Link

“A terapia com probióticos consiste na suplementação de bactérias vivas, de forma a aumentar a sua quantidade no lúmen do trato gastrointestinal. Podem ser usadas bactérias que normalmente habitam o intestino humano, ou outras espécies que tenham demonstrado determinadas vantagens para o hospedeiro. Esta terapêutica pode ser utilizada em casos de disbiose, de forma a repor o equilíbrio da flora intestinal, ou com um objetivo específico, através da utilização de uma ou algumas determinadas estirpes bacterianas que possuam efeitos precisos no organismo humano, existindo atualmente inúmeros estudos publicados”.

Alguns alimentos são ricos em probióticos, por exemplo: iogurtes naturais; leites fermentados, kefir (vou fazer um post só dele) e chucrutes.

Eu particularmente adorava tomar Yakult quando pequena e hoje é o leite fermentado que incluo na minha alimentação para promover o equilíbrio do meu organismo.

Se você se interessou, consulte o seu médico e veja a melhor opção para você.

Deixe uma resposta