Gordura do BEM!

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Talvez você saiba tudo sobre gordura, talvez não. E este post é para desmistificar esse vilão… Bonzinho 😉

Muitos que me conhecem sabem que não, eu não sou nutricionista. Porém, tenho muitos amigos da área, marido estudante de medicina e euzinha estudo muiiiiito. Aliás, de uns tempos para cá o que mais faço é estudar sobre “que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja o seu remédio” (HIPÓCRATES).

E esse blog é justamente para compartilhar o que eu aprendo e o que funciona para mim. Lembrando, você deve sempre procurar um profissional.

Bom, vamos ao assunto.

Você sabia que a gordura é essencial para o nosso corpo e é um nutriente nobre em nosso organismo?

A gordura do bem é responsável por ajudar na produção de hormônios e no transporte de vitaminas no sangue. Além disso, fornecem ácidos graxos essenciais, que são fonte de energia, estimulam o metabolismo e mantém os níveis do colesterol bom (HDL) e baixam o colesterol “ruim” (LDL).

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Resumindo:

As gorduras boas podem ser encontradas nas oleaginosas, frutos do mar e peixes, abacate, sementes, olhos vegetais, azeite de oliva e os dois queridinhos, ovos e coco. E são divididas como monoinsaturadas (promovem melhora nos níveis de colesterol, saciam a fome e são ricas em minerais como zinco e magnésio) e poliinsaturadas (são antiinflamatórias e atuam na promoção dos bons níveis de triglicerídeos e prevenção de doenças do coração).

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Curiosidades: estudos apontam que não pode passar dos 30% de tudo o que você come por dia.

As gorduras são divididas em três grupos: insaturadas (gordura do bem que estamos abordando neste post), as saturadas e trans (gorduras que colaboram para o aumento dos lipídios nocivos, aumenta o LDL (colesterol “ruim), aumentam o risco de doenças cardiovasculares, ganho de peso, etc) mais estas vamos deixar para um outro post onde falaremos mais sobre. 😉

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